Conteúdo principal

Vila Viçosa: fibra ótica acaba de chegar a Pardais para cobrir todas as casas da freguesia

A dstelecom acaba de estender a sua rede de fibra ótica multioperador a Pardais, em Vila Viçosa, garantindo, assim, que a população possa contratar serviços de telecomunicações com mais velocidade, maior largura de banda e melhor qualidade.

Assegurando a cobertura total da freguesia, a empresa afirma que o objetivo desta extensão é contribuir não só para a fixação da população, como também para a criação de novas oportunidades para o território, aumentando, assim, os benefícios económicos e sociais.

Recorde-se que o grossista de telecomunicações tinha já investido no município em 2015, levando conectividade a Bencatel, Nossa Senhora da Conceição e São Bartolomeu. Contas feitas, a infraestrutura da dstelecom passará a cobrir 97% do município.

A percentagem do município que ainda não está coberta encontra-se no perímetro das denominadas zonas brancas, onde, dada a densidade populacional, não existe racional económico para cobrir sem subsidiação. No comunicado, a dstelecom garante que se está a posicionar e que tudo fará para assegurar uma cobertura muito perto dos 100%.

Como todos os operadores a atuar em Portugal disponibilizam os seus serviços ao consumidor final através desta rede de fibra ótica, as famílias e empresas sediadas em Vila Viçosa poderão escolher qualquer serviço, sem qualquer limitação ou discriminação, de uma oferta alargada de todos os operadores de retalho a operar em Portugal.

De acordo com Inácio Esperança, Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, que apoiou os trabalhos realizados, a parceria com a dstelecom foi bastante positiva, na medida em que permitiu melhorar muito a cobertura de fibra ótica no território.

“Vila Viçosa tem hoje uma maior possibilidade de acesso à rede de fibra ótica, graças a um reforço de rede que levou conectividade a cerca de 1.400 casas na sede do concelho e a uma extensão que garantiu a cobertura total de Pardais. Esperamos, ainda no presente ano, assegurar o acesso à fibra ótica na freguesia de São Romão e chegar a uma taxa de cobertura de 100%”, declara.

Os calipolenses podem já verificar a disponibilidade de cobertura de fibra na sua zona acedendo aqui. Em alternativa, podem enviar um e-mail para euquerofibra@dstelecom.pt ou ligar para o 800 910 660 indicando a morada completa e, idealmente, coordenada gps.

Não pare por aqui - Continue 
a ler artigos semelhantes

Ver tudo
Imprensa

Democratizar o acesso à fibra ótica

Quer ter como clientes todos os operadores de telecomunicações que estão em Portugal, antecipar tendências e oferecer serviços com menor custo. Um operador de operadores, […]

07 Jan 2026 Ver Mais
Imprensa

Fundo luxemburguês Cube entra na DST Telecomunicações para chegar a 500 mil casas

A Cube Infrastructure Managers vai tornar-se acionista da DST Telecomunicações, que passará a ser controlada em conjunto com o grupo DST. Objetivo: investir mais 50 […]

07 Jan 2026 Ver Mais
Imprensa

Monção: reforço de fibra ótica chega a Cambeses

Estivemos à conversa com Catarina Lourenço, presidente da Junta de Freguesia de Cambeses, concelho de Monção, que nos falou não só das mais valias da fibra […]

07 Jan 2026 Ver Mais
Imprensa

Portugal é o país com maior percentagem de cobertura de fibra ótica em zonas rurais

De acordo com o estudo anual realizado pela consultora IDATE para o FTTH Council Europe, a associação que representa o ecossistema Europeu de redes de […]

07 Jan 2026 Ver Mais