Conteúdo principal

Tudo sobre fibra ótica: qual o seu impacto na vida das pessoas?

A inovação tecnológica é um dos paradigmas que muda, efetivamente, o mundo. Prova disso é a fibra ótica que veio revolucionar o Universo das telecomunicações através da “união do vidro e da luz”.

Inventada em 1970, a primeira fibra ótica comercialmente viável, teve como objetivo responder às necessidades e exigências de largura de banda que se avizinhavam. Desde a sua descoberta, a fibra ótica tem prometido um futuro ilimitado de possibilidades. Esta revolucionária descoberta forneceu ao mundo um meio de telecomunicações rápido e confiável, com baixas perdas de sinal em longas distâncias e largura de banda praticamente ilimitada.

A missão da dstelecom foi, desde o primeiro momento, reduzir as assimetrias regionais e permitir que todos os portugueses tivessem a mesma oportunidade de interagir com o mundo digital. Acreditávamos que podíamos mudar a vida das populações. E hoje, é claro o papel fundamental desta infraestrutura para a qualidade de vida das pessoas.

As inovações no mundo da fibra ótica e a aproximação às nossas casas têm vindo a endereçar a expansão dos serviços de telecomunicações e computação através de ligações estáveis e instantâneas à internet e a outras redes de comunicações, permitindo a transformação da maneira como vivemos, trabalhamos e até a forma como hoje nos divertimos.

A fibra ótica permite, hoje em dia, que instituições de educação, de medicina e/ou de assistência médica, empresas e comunidades beneficiem de maior capacidade de comunicação a maiores distâncias. De cursos on-line à telemedicina e à teleconferência, a fibra ótica continua a aumentar as oportunidades de formação on-line, a produtividade e a flexibilidade de trabalho das organizações, o acesso à assistência medica remota de qualidade, e a simplificar a forma de comunicar em todo o mundo. No que diz respeito ao entretenimento a fibra ótica aumentou drasticamente as opções, desde as compras on-line aos mais avançados sistemas de jogos focados no aumento das oportunidades de interação social e das ofertas de VoD e (U)HDTV.

Nada disto – nem o wireless – seria possível sem a estabilidade, a resiliência, a rapidez e a largura de banda “ilimitada” oferecidas pela fibra ótica. Da mesma forma que não será possível idealizar e desenvolver o 5G sem o suporte que a fibra ótica lhe conferirá.

Uma rede de fibra ao dispor de uma comunidade é um fator diferenciador, ao ponto de hoje estudos apontarem para a valorização de imóveis que estão ligados por fibra ótica. Estar na vanguarda das comunicações impulsiona regiões, incentiva a migração, aumenta a criação de emprego, e desperta o empreendedorismo em cada um de nós.

Não pare por aqui - Continue 
a ler artigos semelhantes

Ver tudo
Zoom

Democratizar o acesso à fibra ótica

Quer ter como clientes todos os operadores de telecomunicações que estão em Portugal, antecipar tendências e oferecer serviços com menor custo. Um operador de operadores, […]

07 Jan 2026 Ver Mais
Zoom

Fundo luxemburguês Cube entra na DST Telecomunicações para chegar a 500 mil casas

A Cube Infrastructure Managers vai tornar-se acionista da DST Telecomunicações, que passará a ser controlada em conjunto com o grupo DST. Objetivo: investir mais 50 […]

07 Jan 2026 Ver Mais
Zoom

Monção: reforço de fibra ótica chega a Cambeses

Estivemos à conversa com Catarina Lourenço, presidente da Junta de Freguesia de Cambeses, concelho de Monção, que nos falou não só das mais valias da fibra […]

07 Jan 2026 Ver Mais
Zoom

Portugal é o país com maior percentagem de cobertura de fibra ótica em zonas rurais

De acordo com o estudo anual realizado pela consultora IDATE para o FTTH Council Europe, a associação que representa o ecossistema Europeu de redes de […]

07 Jan 2026 Ver Mais