Conteúdo principal

Impacto da fibra ótica no município de Mogadouro

Diariamente, movemo-nos pelo propósito de levar fibra ótica às zonas do país onde existe uma maior carência ao nível digital e contribuir não só para a fixação da população, como também para a criação de novas oportunidades para a região.

Para percecionar o impacto da nossa infraestrutura no município de Mogadouro, estivemos à conversa com António Joaquim Pimentel, Presidente da Câmara Municipal.

“A fibra ótica vem cumprir, no campo da informação e do trabalho, o papel que cumpriram as vias estruturantes, as autoestradas e os IC’s. Nós deixamos de estar afastados do desenvolvimento do litoral e do mundo”.

Para o autarca, a nossa autoestrada digital veio acrescentar valor ao concelho e complementar o leque de mais-valias que estão disponíveis para aqueles que nele residem.

“É destas pequenas coisas que o território precisa para que, efetivamente, as pessoas venham para cá. Porque condições de vida elas já têm. Nós estamos num território onde os casais jovens não pagam cresce, infantários ou amas, onde os cidadãos têm acesso a vários serviços de forma gratuita e onde existem apoios ao investimento e à criação de novos postos de trabalho. Portanto, só faltava uma infraestrutura tecnológica que nos permitisse ter a mesma possibilidade de acesso ao mundo digital que os municípios do Litoral”.

No âmbito do trabalho, teve um impacto bastante notório, possibilitando o regime de teletrabalho para inúmeros mogadourenses e impulsionando a criação de um espaço coworking, que se prevê que atraia mais investimento e mão de obra qualificada para Mogadouro.

“A fibra ótica permite que os cidadãos trabalhem mais rápida e eficientemente. E hoje, sabemos bem a importância que isto tem no desenvolvimento territorial”.

Também os mais novos tiram partido desta autoestrada de dados, que possibilitou a digitalização dos programas de ensino e trouxe conhecimento complementar. Os mais idosos, por seu lado, têm ao dispor um programa de teleassistência, que permite que as autoridades competentes interajam com eles e lhes disponibilizem os cuidados que precisam.

“Hoje as comunicações são fundamentais em toda a vida dos cidadãos e, nessa medida, a rede de fibra ótica é uma infraestrutura fundamental para nós, uma infraestrutura que funciona e perfeitamente adequada ao território”, complementa António Joaquim Pimentel.

Assista ao testemunho na íntegra aqui.

Não pare por aqui - Continue 
a ler artigos semelhantes

Ver tudo
Zoom

Democratizar o acesso à fibra ótica

Quer ter como clientes todos os operadores de telecomunicações que estão em Portugal, antecipar tendências e oferecer serviços com menor custo. Um operador de operadores, […]

07 Jan 2026 Ver Mais
Zoom

Fundo luxemburguês Cube entra na DST Telecomunicações para chegar a 500 mil casas

A Cube Infrastructure Managers vai tornar-se acionista da DST Telecomunicações, que passará a ser controlada em conjunto com o grupo DST. Objetivo: investir mais 50 […]

07 Jan 2026 Ver Mais
Zoom

Monção: reforço de fibra ótica chega a Cambeses

Estivemos à conversa com Catarina Lourenço, presidente da Junta de Freguesia de Cambeses, concelho de Monção, que nos falou não só das mais valias da fibra […]

07 Jan 2026 Ver Mais
Zoom

Portugal é o país com maior percentagem de cobertura de fibra ótica em zonas rurais

De acordo com o estudo anual realizado pela consultora IDATE para o FTTH Council Europe, a associação que representa o ecossistema Europeu de redes de […]

07 Jan 2026 Ver Mais