Conteúdo principal

Fibra ótica domina o mercado da televisão por subscrição em Portugal

A fibra ótica continua a afirmar-se como a tecnologia de eleição dos portugueses para o acesso a serviços de televisão por subscrição. De acordo com os dados mais recentes divulgados pela ANACOM, relativos ao primeiro trimestre de 2025, a fibra (FTTH/B) passou a representar 67,4% do total de subscritores deste tipo de serviço em Portugal.

Este crescimento confirma a preferência dos consumidores por soluções de conectividade que aliam fiabilidade, velocidade e qualidade: três pilares essenciais para uma experiência televisiva moderna, adaptada às exigências atuais.

Cabo e satélite continuam a perder quota de mercado

O reforço da posição da fibra ótica demonstra uma tendência que se tem vindo a intensificar ao longo dos últimos anos. À medida que a rede nacional se moderniza e se torna mais acessível, os portugueses continuam a abandonar tecnologias mais antigas, como o cabo, o satélite e o ADSL.

Atualmente, a televisão por cabo mantém-se como a segunda opção mais comum, com uma quota de 25%, seguida da televisão via satélite (DTH), que representa 6,3% do total de acessos. Já o ADSL, tecnologia em declínio, é praticamente residual, com apenas 1,3% da quota de mercado.

Este cenário reflete não só uma mudança no paradigma tecnológico, mas também uma evolução no perfil do consumidor, cada vez mais exigente em relação à qualidade e à estabilidade do serviço.

Um setor em crescimento contínuo

Os dados da ANACOM revelam ainda que o número total de assinantes de televisão por subscrição em Portugal atingiu os 4,7 milhões no final de março de 2025. Este valor representa um aumento de cerca de 53 mil clientes em relação ao mesmo período de 2024, refletindo uma tendência de crescimento contínuo.

A grande maioria destes clientes, 88,5%, são residenciais, o que demonstra a forte adesão das famílias portuguesas.

Uma rede à altura dos novos hábitos

Num contexto em que o streaming, as videochamadas, o gaming online e o trabalho remoto são cada vez mais frequentes, a procura por ligações robustas e de alto desempenho nunca foi tão elevada. A resposta está nas redes de nova geração e é precisamente isso que a fibra ótica oferece: velocidade, fiabilidade e escalabilidade.

dstelecom na linha da frente desta transformação

Na dstelecom, temos orgulho em estar na vanguarda desta transformação. Ao longo dos últimos anos, temos investido de forma consistente na expansão e modernização da nossa infraestrutura, levando fibra ótica às zonas do país onde existe maior carência digital, contribuindo não só para a fixação da população, mas também para a criação de novas oportunidades.

Atualmente, cobrimos quase um milhão de casas em 149 municípios, reforçando o nosso compromisso com a coesão territorial e a inclusão digital. 

Fonte: ANACOM

Não pare por aqui - Continue 
a ler artigos semelhantes

Ver tudo
Zoom

Democratizar o acesso à fibra ótica

Quer ter como clientes todos os operadores de telecomunicações que estão em Portugal, antecipar tendências e oferecer serviços com menor custo. Um operador de operadores, […]

07 Jan 2026 Ver Mais
Zoom

Fundo luxemburguês Cube entra na DST Telecomunicações para chegar a 500 mil casas

A Cube Infrastructure Managers vai tornar-se acionista da DST Telecomunicações, que passará a ser controlada em conjunto com o grupo DST. Objetivo: investir mais 50 […]

07 Jan 2026 Ver Mais
Zoom

Monção: reforço de fibra ótica chega a Cambeses

Estivemos à conversa com Catarina Lourenço, presidente da Junta de Freguesia de Cambeses, concelho de Monção, que nos falou não só das mais valias da fibra […]

07 Jan 2026 Ver Mais
Zoom

Portugal é o país com maior percentagem de cobertura de fibra ótica em zonas rurais

De acordo com o estudo anual realizado pela consultora IDATE para o FTTH Council Europe, a associação que representa o ecossistema Europeu de redes de […]

07 Jan 2026 Ver Mais