Conteúdo principal

Equipas da rede dstelecom acolhem 21 estagiários

A partir de março, a rede da dstelecom contará com 21 estagiários do Curso Técnico Superior Profissional de Gestão de Redes e Telecomunicações Avançadas, promovido pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) em parceria com a dstelecom. Estes estagiários irão contribuir diretamente para o desenvolvimento e a gestão da rede da empresa.

Lançado em 2023, o curso tem a duração de dois anos e combina formação teórica e prática, sendo lecionado por docentes do IPCA e profissionais especializados da dstelecom. Os alunos da primeira edição, que agora iniciam o estágio curricular, terão a oportunidade de consolidar os conhecimentos adquiridos. A segunda edição do curso também já está em andamento.

Fruto da sua estratégia de proximidade com a comunidade académica, a dstelecom tem vindo a reforçar a sua colaboração com instituições de ensino superior, promovendo iniciativas que facilitam a integração dos estudantes no mercado de trabalho. Neste estágio, os alunos terão a oportunidade de aplicar competências na instalação, otimização e gestão de infraestruturas de redes, configuração de servidores e serviços de internet, manutenção de sistemas informáticos e redes de telecomunicações, entre outras funções essenciais ao setor.

A conclusão deste curso confere um diploma de Técnico Superior Profissional, equivalente ao Nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações, abrindo portas para uma carreira na área das telecomunicações.

Para Ricardo Salgado, CEO da dstelecom, este é um passo essencial para que os alunos adquiram competências alinhadas com as exigências do mercado de trabalho e as necessidades das empresas, trazendo um valor acrescentado ao desenvolvimento da rede dstelecom. “As respostas aos desafios estratégicos já não podem ser encontradas exclusivamente dentro de portas ou nos modelos convencionais. Existe uma relação direta entre o sucesso e as parcerias com centros de saber”, acrescenta.

Ao colaborar com o IPCA neste projeto, a dstelecom sublinha a sua responsabilidade social e o seu compromisso com a valorização de novos talentos, criando um caminho claro para a inclusão dos jovens profissionais no mercado de trabalho, ao mesmo tempo que contribui para a evolução do setor das telecomunicações em Portugal.

Não pare por aqui - Continue 
a ler artigos semelhantes

Ver tudo
Zoom

Democratizar o acesso à fibra ótica

Quer ter como clientes todos os operadores de telecomunicações que estão em Portugal, antecipar tendências e oferecer serviços com menor custo. Um operador de operadores, […]

07 Jan 2026 Ver Mais
Zoom

Fundo luxemburguês Cube entra na DST Telecomunicações para chegar a 500 mil casas

A Cube Infrastructure Managers vai tornar-se acionista da DST Telecomunicações, que passará a ser controlada em conjunto com o grupo DST. Objetivo: investir mais 50 […]

07 Jan 2026 Ver Mais
Zoom

Monção: reforço de fibra ótica chega a Cambeses

Estivemos à conversa com Catarina Lourenço, presidente da Junta de Freguesia de Cambeses, concelho de Monção, que nos falou não só das mais valias da fibra […]

07 Jan 2026 Ver Mais
Zoom

Portugal é o país com maior percentagem de cobertura de fibra ótica em zonas rurais

De acordo com o estudo anual realizado pela consultora IDATE para o FTTH Council Europe, a associação que representa o ecossistema Europeu de redes de […]

07 Jan 2026 Ver Mais