Conteúdo principal

dstelecom – uma rede de fibra ótica, todos os operadores.

Na dstelecom construímos e gerimos a primeira rede de fibra ótica neutra e aberta da europa. Fruto da nossa natureza versátil e flexível, temos hoje como nossos clientes os principais operadores retalhistas em Portugal que podem, desta forma, disponibilizar todo o seu portfólio de serviços de telecomunicações às populações cobertas pela nossa rede. Operada em modelo grossista, esta autoestrada digital foi projetada e implementada para se interligar e integrar com as redes e infraestruturas de múltiplos atores do mercado telco e não telco.

Enquanto pioneiros neste modelo de negócio, enfrentamos múltiplos desafios técnicos e tecnológicos para que os nossos valores de neutralidade e transparência pudessem ser refletidos nos serviços disponibilizados. Mantendo o foco na qualidade de serviço e no cliente, em conjunto com os nossos parceiros tecnológicos e com o envolvimento dos operadores foi-nos possível desenvolver e implementar soluções que nos permitem garantir os níveis de serviço exigidos pelo mercado e pelo cliente do nosso cliente, independentemente da quantidade de operadores, clientes, utilizadores da rede ou do tipo de serviço implementado.

Acreditamos que, tal como uma autoestrada serve viaturas das mais diversas marcas e modelos, a nossa infraestrutura disponibiliza serviços assentes na nossa rede de fibra, de forma aberta e transparente, a múltiplos operadores de telecomunicações. Embora do ponto de vista técnico e tecnológico a infraestrutura e a rede de serviços sejam apenas uma, os mecanismos desenvolvidos e implementados pela nossa empresa permitem que sejam disponibilizados canais de comunicação físicos e lógicos com a segregação de serviço necessária.

Conscientes da importância que os serviços de telecomunicações têm para a sociedade, mantemos uma filosofia de rede neutra e transparente. Valores que se refletem não só nas otimizações e melhorias da rede, como também em todos os nossos processos operacionais de construção, supervisão, operação e manutenção que, continua e interruptamente, 24 horas por dia, garantem de forma articulada e integrada com todos os operadores em simultâneo que os serviços que prestamos às populações permanecem operacionais.

Mantemos o foco no cliente final e, por isso, trabalhamos diariamente em medidas e ações de resiliência que minimizem eventuais impactos de serviço para as populações. Investimos, continuamente, em novos processos e tecnologias para melhorar a experiência de utilização do cliente final.

Além disso, a nossa capacidade de adaptação e inovação contribuem fortemente para a consolidação da confiança do mercado permitindo que os operadores, apesar de concorrentes, confiem os seus serviços a uma rede e infraestrutura partilhada entre todos.

Carlos Caldas
Network Operations Center Manager

Não pare por aqui - Continue 
a ler artigos semelhantes

Ver tudo
Zoom

Democratizar o acesso à fibra ótica

Quer ter como clientes todos os operadores de telecomunicações que estão em Portugal, antecipar tendências e oferecer serviços com menor custo. Um operador de operadores, […]

07 Jan 2026 Ver Mais
Zoom

Fundo luxemburguês Cube entra na DST Telecomunicações para chegar a 500 mil casas

A Cube Infrastructure Managers vai tornar-se acionista da DST Telecomunicações, que passará a ser controlada em conjunto com o grupo DST. Objetivo: investir mais 50 […]

07 Jan 2026 Ver Mais
Zoom

Monção: reforço de fibra ótica chega a Cambeses

Estivemos à conversa com Catarina Lourenço, presidente da Junta de Freguesia de Cambeses, concelho de Monção, que nos falou não só das mais valias da fibra […]

07 Jan 2026 Ver Mais
Zoom

Portugal é o país com maior percentagem de cobertura de fibra ótica em zonas rurais

De acordo com o estudo anual realizado pela consultora IDATE para o FTTH Council Europe, a associação que representa o ecossistema Europeu de redes de […]

07 Jan 2026 Ver Mais