Conteúdo principal

dstelecom expande cobertura de fibra ótica em Cinfães e Resende

No total, mais de 10.000 famílias em Cinfães e cerca de 7.700 em Resende terão acesso a serviços de banda larga de última geração até ao final do primeiro semestre deste ano.

A dstelecom vai ampliar a cobertura da sua rede de fibra ótica multioperador nos concelhos de Cinfães e Resende, no distrito de Viseu, prevendo ligar cerca de 3.900 novas casas em Cinfães e 3.800 em Resende até ao final de junho.

Em Cinfães, onde a empresa opera desde 2015, a nova expansão da rede permitirá alcançar freguesias que anteriormente não estavam cobertas, como Ferreiros de Tendais, Tendais e a União de Freguesias de Alhões, Bustelo, Gralheira e Ramires. As freguesias de Cinfães, Santiago de Piães e São Cristóvão de Nogueira também verão a sua cobertura significativamente alargada, permitindo que o concelho ultrapasse os 80% de cobertura de fibra ótica.

No concelho de Resende, igualmente presente desde 2015, a expansão permitirá que 98% da área passe a ter acesso a fibra ótica. As localidades de Barrô, Felgueiras, Ovadas, Paus e São Cipriano serão incluídas pela primeira vez, enquanto zonas como Freigil, Miomães, Resende, São João de Fontoura e São Martinho de Mouros terão a sua cobertura reforçada.

No total, mais de 10.000 famílias em Cinfães e cerca de 7.700 em Resende terão acesso a serviços de banda larga de última geração até ao final do primeiro semestre deste ano.

Esta iniciativa insere-se na estratégia da dstelecom de garantir que áreas tradicionalmente menos favorecidas em termos de infraestrutura digital tenham as mesmas oportunidades que os grandes centros urbanos.

Com uma rede multioperador neutra e aberta, os habitantes de ambos os concelhos poderão escolher entre os principais operadores de telecomunicações em Portugal, promovendo a concorrência e o acesso a melhores preços.

Ricardo Salgado, CEO da dstelecom, sublinhou o compromisso da empresa em reduzir as desigualdades e fomentar o desenvolvimento económico e social das regiões, destacando Cinfães e Resende como exemplos do empenho da dstelecom em promover um futuro digital inclusivo. A empresa está também a expandir a sua rede de fibra em Armamar, que agora chega a mais de 4.000 famílias do concelho.

 

Fonte: Jornal Económico

Não pare por aqui - Continue 
a ler artigos semelhantes

Ver tudo
Imprensa

Democratizar o acesso à fibra ótica

Quer ter como clientes todos os operadores de telecomunicações que estão em Portugal, antecipar tendências e oferecer serviços com menor custo. Um operador de operadores, […]

07 Jan 2026 Ver Mais
Imprensa

Fundo luxemburguês Cube entra na DST Telecomunicações para chegar a 500 mil casas

A Cube Infrastructure Managers vai tornar-se acionista da DST Telecomunicações, que passará a ser controlada em conjunto com o grupo DST. Objetivo: investir mais 50 […]

07 Jan 2026 Ver Mais
Imprensa

Monção: reforço de fibra ótica chega a Cambeses

Estivemos à conversa com Catarina Lourenço, presidente da Junta de Freguesia de Cambeses, concelho de Monção, que nos falou não só das mais valias da fibra […]

07 Jan 2026 Ver Mais
Imprensa

Portugal é o país com maior percentagem de cobertura de fibra ótica em zonas rurais

De acordo com o estudo anual realizado pela consultora IDATE para o FTTH Council Europe, a associação que representa o ecossistema Europeu de redes de […]

07 Jan 2026 Ver Mais