Conteúdo principal

3 mitos sobre a rede multioperador

No panorama das telecomunicações, as redes multioperador são, frequentemente, alvo de conceções equívocas. Está, por isso, na altura de desvendar a verdade por trás da conectividade de alta velocidade.

No panorama das telecomunicações, as redes multioperador são, frequentemente, alvo de conceções equívocas. Está, por isso, na altura de desvendar a verdade por trás da conectividade de alta velocidade. Assim, destacamos três mitos comuns que serão esclarecidos:

1. “Uma rede multioperador é menos confiável”

Algumas pessoas acreditam que partilhar a mesma infraestrutura de fibra ótica com várias operadoras pode resultar numa rede menos confiável, sujeita a falhas frequentes. No entanto, as redes multioperador são projetadas com redundância e backups para garantir a continuidade dos serviços, mesmo em caso de falhas. Essa abordagem garante uma confiabilidade robusta, assegurando que a conectividade permanece estável em todas as circunstâncias.

2. “Uma rede multioperador tem um desempenho inferior em comparação com redes dedicadas a uma única operadora”

Contrariando a crença comum, as redes multioperador são especificamente projetadas para proporcionar elevada capacidade e velocidade de transmissão de dados. Estas redes são otimizadas com o intuito de assegurar um desempenho eficiente, garantindo uma experiência superior para os utilizadores.

3. “Uma rede multioperador é limitada no tipo de serviços que disponibiliza”

Se considera que as redes multioperador se encontram limitadas quanto aos serviços disponíveis, é tempo de reavaliar essa perspetiva. Estas redes demonstram uma elevada flexibilidade, podendo oferecer o mesmo tipo de serviços disponibilizados pelos operadores em rede própria. Desde serviços de VoIp (voz) até televisão de alta qualidade e conteúdo on demand (VoD), as possibilidades são variadas.

Neste sentido, é crucial reconhecer que as redes multioperador não apenas desafiam, mas também superam os estereótipos que as cercam. Ao desmistificar os equívocos comuns, revelamos a verdadeira natureza dessas redes: confiáveis, eficientes e adaptáveis às necessidades dinâmicas do mundo contemporâneo.

Recorde-se que a dstelecom constrói, opera e mantém a primeira e maior rede multioperador de fibra ótica da Europa. Hoje, a nossa autoestrada digital passa por mais de metade dos municípios do território nacional e todos os operadores de telecomunicações a atuar em Portugal disponibilizam os seus serviços ao consumidor final através da nossa rede.

A disponibilidade da nossa cobertura de rede de fibra na sua área pode ser verificada aqui ou enviando um email para euquerofibra@dstelecom.pt, com a morada completa e, idealmente, coordenadas GPS.

Não pare por aqui - Continue 
a ler artigos semelhantes

Ver tudo
Zoom

Democratizar o acesso à fibra ótica

Quer ter como clientes todos os operadores de telecomunicações que estão em Portugal, antecipar tendências e oferecer serviços com menor custo. Um operador de operadores, […]

07 Jan 2026 Ver Mais
Zoom

Fundo luxemburguês Cube entra na DST Telecomunicações para chegar a 500 mil casas

A Cube Infrastructure Managers vai tornar-se acionista da DST Telecomunicações, que passará a ser controlada em conjunto com o grupo DST. Objetivo: investir mais 50 […]

07 Jan 2026 Ver Mais
Zoom

Monção: reforço de fibra ótica chega a Cambeses

Estivemos à conversa com Catarina Lourenço, presidente da Junta de Freguesia de Cambeses, concelho de Monção, que nos falou não só das mais valias da fibra […]

07 Jan 2026 Ver Mais
Zoom

Portugal é o país com maior percentagem de cobertura de fibra ótica em zonas rurais

De acordo com o estudo anual realizado pela consultora IDATE para o FTTH Council Europe, a associação que representa o ecossistema Europeu de redes de […]

07 Jan 2026 Ver Mais